3 de julho de 2017 Alana Laymark 0Comentários

Você sabe qual é seu estilo na hora de decorar? Seria o clássico, com toda sua elegância e requinte? Ou talvez o contemporâneo, repleto de modernidade e detalhes minimalistas? Ainda temos o vintage, com sua delicadeza e o retrô, com toda sua personalidade.  Estilos não faltam e cada um tem o seu. E para ajudar você a se decidir qual é seu preferido, ou , ainda, para ficar mais antenado, a Adesso vai trazer alguns conceitos e dicas sobre os estilos mais amados e presentes na decoração.

E para começar, vamos falar do queridinho e atemporal estilo clássico.

Marcada por linhas elegantes e ricas, a decoração clássica tem as suas origens na arquitetura grega e romana, onde a opulência e o requinte são os traços mais visíveis e mais apreciados. Entretanto, seu “grande auge” foi durante o período Barroco e, principalmente, durante o Rococó. Atualmente, o estilo clássico vem acompanhado elementos modernos, tornando a decoração bela e equilibrada.

Principais características

Repleta de relevos, curvas, formas e imagens que preenchem o ambiente, a decoração clássica possui algumas características únicas.

Rebuscamento: tanto a arquitetura, como o mobiliário, objetos e peças decorativas são cheios de detalhes e ornamentos exagerados.

Tecidos: possuem uma função complementar de maneira a não interferir na decoração. Os padrões lisos, florais e listrados também estão presentes em tecidos como seda, brocado ou veludo para criar requintadas cortinas de aspecto teatral e na maioria das vezes longas.

Cores: composta essencialmente por preto, Bordeaux, azul-marinho e verde-esmeralda, que podem e devem ser combinados com elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e rosa claro. Para dar um toque mais limpo ao ambiente, o estilo clássico funciona igualmente bem com branco, creme, cru, bege e diferentes tonalidades de castanho.

Tapetes: os tapetes também possuem um destaque especial dentro deste estilo decorativo, sendo sempre espessos e convidativos, muitas vezes cobertos de padrões clássicos e várias cores.

Paredes: se não estiverem forradas com um papel de parede  luxuoso e padronizado, as paredes clássicas requerem obras de arte antigas, onde dominam os estilos retrato ou natureza morta, em tela ou impressa em litografia.

Algumas dicas na hora da decoração

– Requer espaços amplos e altos para poder receber mobiliário e peças decorativas igualmente vistosas, sem pesar o ambiente.

– Mármore e madeira, principalmente as de tonalidade escura, como o mogno e a cerejeira, são os mais usados e que mais combinam.

-Cadeiras e poltronas ornamentadas são essenciais.

-Os principais objetos de decoração são: cristais, porcelanas, prata, latão, candelabros, bustos, livros, espelhos e molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais, candeeiros de parede e com abajures em seda.

 

16598_A_Foto 5 16598_A_Foto 4 16598_A_Foto 3 16598_A_Foto 2 16598_A_Foto 1

*Os ambientes aqui representados não são de autoria da Adesso Mobili.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>